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Em 15.08.21, o Conselho Nacional de Justiça, com o objetivo de tornar o Sistema BNMP aderente à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ), realizou mudanças em sua sistemática de acesso ao sistema. Para tanto, migrou o sistema de cadastro no BNMP, saindo do SCA para o SSO, que usa a base já existente do Corporativo do CNJ. ATUALIZADO EM 03.11.21

O link para acessar o BNMP 2.0 é www.cnj.jus.br/corporativo ou pela Plataforma Digital do Poder Judiciário.


(warning) O sistema SCA deixou de existir e o acesso do usuário e a assinatura de peças passaram a ser feitos usando as credenciais do Corporativo CNJ, conforme a seguir:

  • A base de usuários do novo SSO (para cadastro e permissões de usuários no BNMP) usa a base já existente do Corporativo CNJ;
  • Os usuários (e permissões) que existiam na base antiga mas não existiam na base do Corporativo CNJ também foram migrados;
  • Os usuários que não possuíam cadastro no Corporativo CNJ receberam um e-mail solicitando que fosse redefinida sua senha (pode confiar neste link);
  • Caso o usuário não se lembre da senha utilizada no CNJ Corporativo, acesse https://www.cnj.jus.br/corporativo, na tela inicial, insira seu CPF e clique em "Esqueceu sua senha?"; 
  • Persistindo dúvidas em relação ao acesso, entre em contato com a Coordenadoria de Gerência de Sistemas Externos, por meio dos telefones: (67)3314-1465 e 3314-1327, ou via e-mail cgjconvenios@tjms.jus.br;
  • Essa etapa visa apenas cadastrar usuários, assim como seus perfis e lotações.


(warning) Com isso:

  • A senha de todos os usuários BNMP CNJ (SCA) deixou de funcionar;
  • O acesso do usuário e a assinatura de peças é feito usando as credenciais do Corporativo CNJ;
  • Sem a senha válida, todos os documentos assinados no SAJ ficarão sem assinatura no BNMP;
  • Peças pendentes de assinatura por mais de 30 (trinta) dias serão excluídas do BNMP pelo CNJ;


(warning) Providências a serem tomadas por servidores e magistrados no SAJ:

  • Todos os usuários deverão atualizar a nova senha de acesso ao BNMP (gerada no SSO) no Sistema SAJ-PG, acessando o menu Criminal > BNMP 2.0 > Cadastro de Usuário no BNMP, inserindo os novos dados pertinentes de login e senha;

  • Após, faz-se necessário realizar um novo teste de comunicação do sistema SAJ x BNMP. Para tanto, no SAJ-PG acessar o menu Criminal > BNMP 2.0 > Teste de Comunicação, assim as peças assinadas no SAJ serão devidamente comunicadas ao BNMP/CNJ (chamado de token de assinatura no CNJ, sendo que o token é gerado quando o resultado do teste de comunicação é positivo);
  • Sempre que houver alterações de usuário ou senha no SSO é obrigatória a atualização de dados no SAJ-PG;
  • A não realização desta atualização dos dados no SAJ deixará as peças elaboradas como pendentes de assinatura no BNMP, as quais poderão ser excluídas automaticamente do sistema do CNJ com a nova rotina de exclusão de peças pendentes por mais de 30 dias implementada por eles.


(lightbulb) Para confirmar se os documentos estão assinados corretamente, verificar na tela Criminal\BNMP 2.0\Consulta de Peças se as peças do BNMP estão com a situação correta após a assinatura do juiz, não podendo permanecer como Ag. Assinatura. Caso ocorra, é necessário que seja atualizada a senha do usuário na tela 'Criminal/BNMP2.0/Cadastro de Usuário no BNMP', e após acesse a opção do menu 'Criminal\BNMP 2.0\Teste de Comunicação', onde deve resultar com sucesso em todas as operações. Para regularizar a assinatura do magistrado, ele terá que acessar o menu Criminal, clicar em BNMP 2.0 e em Assinatura de Peças no BNMP, selecionar o registro que falta assinar/publicar no BNMP e clicar no botão Assinar Magistrado.

(lightbulb) Sobre o assunto, foi enviado os ofícios circulares nº 126.768.075.0004/2021 e 126.664.075.0174/2021 aos juízes.

(lightbulb) Para maiores detalhes, vide orientações: Cadastro de Usuário no BNMP 2.0 para Assinatura de Peças no SAJ e Acesso ao BNMP 2.0.

(lightbulb) Caso haja necessidade de solicitação de novos credenciamentos, o magistrado ou chefe de cartório deverá acessar a Intranet → Corregedoria → aba Solicitação de Acesso.


(info) Nota: este aviso foi encaminhado por e-mail aos servidores em 12.8.2021.

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