Search


ÍNDICE

1. A FERRAMENTA "FILTRO DE CONTEÚDO"

No SAJ existe uma ferramenta denominada "Filtro de Conteúdo", a qual pode ser utilizada para auxiliar na identificação de certos tipos de processos para que sejam replicados nas filas de trabalho, dentre as opções escolhidas.

O sistema possui as seguintes opções de filtro do conteúdo:

  • Vara: Útil para cartórios que atendem várias varas. É possível exibir somente os processos de uma determinada vara na qual o cartório atende. 
  • Classe: Exibe a lista de classes de processos para seleção.
  • Assunto principal: Exibe a lista de assuntos de processos para seleção.
  • Situação do processo: Exibe a lista de tipos de situações dos processos para seleção.
  • Data de audiência: É possível determinar um período para que o sistema filtre processos que possuam audiências entre as datas informadas, desde que incluídas na pauta de audiência do SAJ.
  • Tarja: Exibe a lista de tarjas em uso que podem ser configuradas nos processos (lembrando que o funcionamento do filtro dependerá de as tarjas terem sido inseridas corretamente nos processos).
  • Movimentação de origem: Filtra os processos baseado na movimentação que originou a entrada do processo em uma determinada fila.
  • Juiz: Exibe a lista de juízes das vagas vinculadas ao cartório no qual se está lotado.

Selecione uma das opções e seu complemento. Por exemplo, ao escolher a flag "Tarja", deve ser escolhido o tipo de tarja para, posteriormente, clicar em "Aplicar", conforme se vê:

Assim, serão exibidos nas filas de trabalho todos os processos que condizem com o critério selecionado. 

A mesma forma será utilizada para os casos em que queira localizar os processos de menor infrator, idoso, entre outros. Lembrando que, nesses casos os processos devem estar devidamente tarjados para que seja possível a busca.

2. EXEMPLOS DE FILTROS

Nas correições, é comum o Departamento de Correição Judicial se deparar com processos em filas que alteram a situação processual, porém em situação diversa da correta. Esses casos podem ser visualizados por meio do filtro de conteúdo.

Por exemplo, na fila "Processo Arquivado" é possível localizar processo com situação diversa de "Baixado/Arquivado".

Para tanto, escolher a opção "Situação do processo", na tela seguinte escolher todas as situações e desmarcar "arquivado" e "baixado", após clicar em "aplicar".

Feito isso, na fila "Processo Arquivado" serão exibidos apenas processos com a situação marcada no filtro e, caso seja localizado algum, esse deverá ser analisado e regularizado, tendo em vista que na fila "Processo Arquivado" deve constar somente processos baixados/arquivados.

Ainda, para melhor visualizar a situação do processo detectado, a fila pode ser configurada para que seja incluída a coluna "Situação" (vide orientação Configuração das Filas de Trabalho).

DICA para evitar este tipo de irregularidade na situação dos processos

O processo arquivado, provisório ou definitivo, que recebe uma petição é automaticamente copiado para a fila "Juntada Realizada". Caso o servidor não faça o Desarquivamento/Reativação do processo e o movimente a partir dessa fila, ele será impulsionado, porém com a situação irregular (suspenso, arquivado, baixado), o que é vedado pelo órgão correicional. Lembrando que "Desarquivar" é para ser utilizado em processo "Suspenso", e "Reativar" é para processo "Baixado".

3. A IMPORTÂNCIA DE LIMPAR O FILTRO APÓS O USO

Após o uso da ferramente deve-se limpar o filtro, pois, caso contrário, o SAJ permanecerá mostrando apenas os processos com os critérios escolhidos. Ainda que o computador seja desligado, ao retornar no dia posterior, as filas constarão apenas os processos que foram marcados no filtro de conteúdo.

Para limpar, basta clicar na ferramenta e aguardar o carregamento das filas de trabalho:

(warning) Evite impressões, consulte sempre o GPS. Orientação sujeita a alterações.

  • No labels