Search


INFORMAÇÃO!

(warning) Esta orientação é cópia integral da Gravação e Importação de Audiência, disponível na aba AUDIÊNCIA.

ÍNDICE


1. GRAVAÇÃO DA AUDIÊNCIA

Os sistemas utilizados no âmbito do TJMS (Polycon e Sistema Nacional de Videoconferência do CNJ) não fornecem ferramenta de gravação da audiência e não possuem integração com o SAJ-PG5. Assim, durante o ato é necessário utilizar um sistema auxiliar para realizar a gravação, para, posteriormente, importar a mídia para o SAJ-PG5.

O Software de gravação utilizado será o "OBS Studio", cujo ícone é o seguinte: 


INFORMAÇÃO!

Com a edição do Provimento-CGJ nº 216/2019, os processos administrativos disciplinares, tanto nas comarcas quanto no tribunal, devem tramitar no SCDPA. Entretanto, referido sistema também não possui funcionalidade de gravação.

Assim, as oitivas dos processos que tramitam naquele sistema também serão gravadas com o OBS Studio, e posteriormente importadas para o SCDPA, utilizando, no que couber, os procedimentos técnicos contidos nesta Orientação.


Antes de iniciar a audiência verificar se a mesa de som, microfones, câmera e os sistemas, estão devidamente configurados. O ATI da Comarca pode ajudar nas instalações e configurações necessárias.

O "OBS Studio" deverá ser aberto na tela oposta ao sistema utilizado para a audiência, devem ser conferidas as configurações iniciais (Obs. na Aba "Fontes" deve estar configurada a opção "Dispositivo de Captura de Vídeo") e, após autorização, clicar em "Iniciar gravação". 

Importante esclarecer aos participantes que o sistema não permite pausa, portanto, a recomendação é que a gravação seja de forma contínua, pois caso seja necessário pausar, será iniciado novo arquivo.

Finalizada a audiência, clicar em "Parar Gravação".

2. CONVERSÃO DA GRAVAÇÃO 

Via de regra, os arquivos gerados pelo OBS Studio são muito grandes e incompatíveis com outros sistemas, como o SAJ-PG5.

Assim, faz-se a conversão do arquivo de mídia para a extensão *.asf, por meio do programa WinFF, que tem o seguinte ícone:

Na tela inicial do programa, o usuário deve clicar em "Adicionar" e escolher o arquivo que deseja realizar a conversão.

DICA!!!

As configurações de conversão devem estar preenchidas da seguinte forma:

Converter para: Microsoft.

Predefinição: VIDEO SAJPG5

Pasta de destino: Define a pasta na qual será salvo o arquivo convertido.

A opção "Usar pasta de origem" quando marcada, significa que após a conversão o arquivo será salvo na mesma pasta em que consta o arquivo original.

Por fim, clicar em "Converter".

Concluída a conversão aparecerá a mensagem "Pressione qualquer tecla para continuar...". Feito isso, a conversão está concluída para importação ao sistema em que tramita os autos.

DICA!

Para facilitar a identificação do arquivo no momento da importação, recomenda-se que o arquivo seja renomeado para inserir informações do nº do processo, nome da pessoa ouvida e data do ato. 

3. IMPORTAÇÃO DA GRAVAÇÃO

3.1. Importação da Gravação para o SAJ-PG5

É possível a importação da gravação para o SAJ-PG5 diretamente no termo de audiência ou em termo próprio.

→ Para anexar as gravações no termo de audiência é necessário realizar a importação do arquivo durante a edição daquele documento.

→ Caso não tenha sido possível a importação durante a audiência, ou for oriunda de Carta Precatória, poderá ser feita em termo próprio por meio do menu "Cadastro" → "Importação de Arquivos Multimídia...".

Na tela de Importação deve ser selecionado o processo e inserido o arquivo.

No campo "Objetivo" deve ser descrito do que se tratam os arquivos importados. 

Como "Categoria" deve ser selecionada a opção "14 - Audiência".

Por fim, clicar em "Importar".

3.2. Importação da Gravação para o SCDPA

Para inserir a gravação da audiência no SCDPA clicar no menu "Juntar Peças" - "Audiência" e escolher o arquivo desejado.

No campo "Descrição" inserir informações, como por exemplo "Depoimento de Fulano de Tal (Testemunha)", selecionar situação "Liberado" e por fim clicar no ícone .

O sistema irá perguntar se deseja assinar o documento, devendo clicar na opção "Sim". Caso contrário, o documento ficará pendente de liberação no processo. É obrigatório o uso do Certificado Digital para realizar a liberação.


(plus) Há cópia desta orientação em outra(s) aba(s).

(warning) Evite impressões, consulte sempre o GPS. Orientação sujeita a alterações.

  • No labels