ÍNDICE:
O servidor terá acesso ao sistema SINIC - Sistema Nacional de Informações Criminais como instrumento de consulta, inclusão e alteração de informações na folha de antecedentes de um indivíduo acelerando, assim, o trâmite dos processos criminais.
O SINIC poderá ser acessado por meio do link https://sistemas.tjms.jus.br/sinic/ ou pela intranet, na aba "Sistemas → SINIC", ou na página da Corregedoria, opção "Sistemas → SINIC".
Para tanto, deverá solicitar dois acessos, sendo o primeiro para o Departamento da Polícia Federal (1) e o segundo para a STI do TJMS (2), conforme descrito abaixo.
1. SOLICITAÇÃO DE ACESSO À POLÍCIA FEDERAL
A primeira solicitação de acesso será dirigida à Polícia Federal e pode ser realizada pelo próprio servidor. Orienta-se a realizar este pedido antes, devido à demora que se observa no atendimento das requisições por parte da Polícia Federal.
Inicialmente, deverá ser preenchido eletronicamente o formulário abaixo com as informações pessoais do servidor que terá acesso ao sistema:
Formulário de acesso ao SINIC (clique aqui)
ATENÇÃO!
Os servidores que já possuíam acesso ao antigo SINIC não precisam preencher novo formulário, basta enviar uma solicitação de atualização cadastral para o e-mail: sinic.ini.direx@pf.gov.br, contendo o nome e o CPF do servidor. Posteriormente, prosseguir conforme o item 2. SOLICITAÇÃO DE ACESSO À STI DO TJMS. INCLUÍDO EM 29.01.21
Telefone para contato com a Polícia Federal: (67) 3368-1143.
Após o preenchimento, o documento deverá ser impresso para a coleta de assinaturas. A assinatura/carimbo do chefe imediato deverá ser do juiz ao qual o usuário está subordinado.
Em seguida, clicar no banner da Corregedoria-Geral de Justiça, na Intranet:
Na sessão Sistemas clicar em Solicitação de Acessos:
Será aberta uma nova tela de Solicitação Sistemas Externos para preenchimento dos dados, conforme segue:
O Nome, Cargo e E-mail do solicitante (1) são campos de preenchimento automático.
A seguir, deverão se preenchidas, manualmente, as seguintes informações:
a) Telefone do Solicitante (2): utilizar o número do cartório;
b) Matrícula ou Nome do Servidor (3): basta digitar o número da matrícula ou nome do usuário que necessita do acesso. O sistema "puxa" as informações e o solicitante só precisa selecionar a informação desejada;
c) Tipo usuário (4): selecionar a opção "TJMS";
d) Sistema solicitado(5): selecionar a opção "SINIC - SISTEMA DE INFORMAÇÕES CRIMINAIS DA POLÍCIA FEDERAL";
e) O botão de atividade Baixar Formulário (6) possibilita o download do Formulário de acesso ao SINIC, informado anteriormente. Caso ele ainda não tenha sido providenciado, fazer o download do documento, preencher com as informações pessoais do servidor e coletar a assinatura do juiz ao qual o usuário está subordinado. Caso o formulário já tenha sido providenciado preliminarmente, pular este item;
f) Anexar à solicitação o formulário de acesso preenchido eletronicamente e assinado, clicando em + Adicionar (7);
g) Na Descrição solicitação (8), sugere-se a inserção do seguinte texto: "Solicito acesso ao sistema SINIC, nos termos do formulário preenchido e anexado";
h) Para finalizar, clicar em Criar (9).
OBSERVAÇÃO:
- Depois de realizadas as solicitações de acesso, o servidor será avisado por 'e-mail' funcional sobre a liberação.
- Caso o servidor receba login contendo a senha informada pela Polícia Federal, o usuário deve desconsiderá-los, pois o acesso dar-se-á com o login e senha da intranet.
- Sempre solicitar primeiro o acesso dirigido à PF e, uma vez concedido, abrir o chamado junto à STI.
2. SOLICITAÇÃO DE ACESSO À STI DO TJMS
A solicitação de acesso ao Sistema SINIC deverá ser realizada pelo Chefe de Cartório/Coordenador ao qual o servidor esteja vinculado, por meio do link Atendimento Digital, disponível na Intranet (botão no canto superior esquerdo).
Será aberta a tela da Central de Serviços de TI, na qual o Chefe de Cartório/Coordenador deverá clicar em Solicitações de Acesso.
DICA
Na tela Portal de Atendimentos, a opção Acesso só é disponibilizada aos Chefes de Cartório/Coordenadores/Diretores.
A seguir, preencher a solicitação de Acesso ao servidor. Para tanto, no campo Atividade (1) escolher a opção Preciso alterar, remover ou adicionar um acesso.
Na Descrição (2) deverá informar que o acesso é para o Sistema SINIC.
Informar o telefone solicitante (3), e em Acessos para TI selecionar Outros Sistemas (4).
No campo Usuários que necessitam do atendimento colocar o(s) nome(s) do(s) servidor(es) (5) para o(s) qual(is) o acesso ao sistema está sendo solicitado. Caso haja necessidade de acesso a vários usuários, é preciso informar o nome de todos os servidores.
Para finalizar a solicitação de acesso, clicar em Criar (6):
Após a criação do chamado para acesso, o servidor será avisado pela STI por 'e-mail' funcional sobre a liberação.
O acesso dar-se-á com o login e senha da intranet.
Evite impressões, consulte sempre o GPS. Orientação sujeita a alterações.