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ÍNDICE


Cabe ao Gestor do Sistema da Videoconferência:

  • Gerenciar o calendário disponível para agendamento, selecionando os dias e horários em que será possível sua realização;
  • Confirmar ou recusar os agendamentos realizados;
  • Realizar as audiências por videoconferência.


Na intranet, acessando o sistema de "Videoconferência", disponível na página inicial da intranet, o Gestor selecionará a opção “Agendamento de Recursos”:

Clicar na "Área Restrita":

Na área restrita dos Gestores estão disponíveis dois menus de gerenciamento:

  • Meus Atendimentosmenu utilizado para o gerenciamento dos agendamentos solicitados à área.
  • Cadastros: menu utilizado para o gerenciamento dos horários disponíveis e indisponíveis na área.

1. Gerenciamento de horários disponíveis e indisponíveis (Cadastros)

Na opção Cadastros > Horários > + (Novo Horário), o Gestor fará a configuração dos dias disponíveis para realização das Videoconferências:

Após clicar no simbolo + (Novo Horário) será exibida janela para escolha dos dias da semana e horários disponíveis:

Os campos da janela acima serão assim preenchidos:

  • CATEGORIA > Selecionar a categoria Videoconferência - Comarcas; NOVIDADE!
  • SERVIÇO > selecionar a Comarca da qual é Gestor da Videoconferência; NOVIDADE!

  • TIPO > selecionar se a configuração será feita por dia da semana ou por uma data específica;

  • DIA DA SEMANA/DATA > esse campo será atualizado conforme seleção do item acima, selecionando o dia da semana desejado ou a data, conforme o caso;

  • HORÁRIO > selecionar o horário que a sala de videoconferência do fórum estará disponível;

  • ATIVO > marcar ou desmarcar a caixa de seleção. Utilizado para ativar ou desativar dia já programado.


Esse procedimento deverá ser realizado para cada intervalo de tempo. Ex.: às segundas-feiras, os horários disponíveis são das 12:00 às 15:00 e das 17:00 às 19:00, então o gestor terá que cadastrar a segunda-feira duas vezes, uma com cada intervalo de horas.

Realizadas as programações de dias e horários disponíveis, estes serão exibidos na tela inicial da opção Horários, da aba de Cadastros, lembrando que podem ser editados ou excluídos quando for necessário.

2. Gerenciamento de Agendamentos (Meus Atendimentos)

Quando da realização do agendamento pela comarca solicitante, será encaminhada informação para o e-mail do gestor do Sistema.

Cabe ao Gestor confirmar ou não confirmar todos os agendamentos de videoconferência realizados. Esse procedimento será realizado na opção Meus atendimentos, da área restrita do Sistema de Agendamentos, utilizando os filtros disponíveis para pesquisa, e, após, clicando no último link à direita, o gestor confirmará ou não o agendamento. Lembrando que nos casos de não-confirmação deverá indicar a Justificativa para tal negativa.

Será encaminhado e-mail para o solicitante tanto para a confirmação quanto para a não confirmação do agendamento.

3. Procedimentos durante a realização da videoconferência

Incumbe ao gestor da comarca estar presente em todas videoaudiências, verificar se o equipamento está funcionando corretamente, executar os procedimentos técnicos necessários à realização da audiência, conferir a identificação da pessoa a ser ouvida, bem como acompanhar e auxiliar o Juízo solicitante nos limites de suas atribuições.

Para auxiliar o trabalho do gestor, seguem algumas recomendações de procedimentos:


a) Antes do início da pauta do dia:

  • ligar e testar os equipamentos;
  • posicionar a câmera e o microfone;
  • conferência da pauta do dia. Para isso, o Sistema de Agendamento conta com ferramenta de busca, onde pode ser utilizado o filtro de data, possibilitando a consulta em dia específico. Para maiores detalhes sobre cada agendamento, basta clicar no ícone de lupa.


b) Recepção das pessoas a serem ouvidas:

  • conferir os documentos pessoais;
  • verificar a necessidade de separação do réu e da vítima (nos casos em que se aplica e houver interesse);
  • nos casos em que a audiência atrasar, entrar em contato (telefone, pidgin ou e-mail) com a comarca solicitante para confirmar a realização.


c) Durante a audiência:

  • confirmar a comarca que está fazendo a ligação;
  • comunicar o magistrado acerca de eventuais solicitações realizadas (ex.: pedido de oitiva separada do réu e da vítima, por exemplo).


d) Após a audiência:

  • antes de finalizar a conexão, verificar com o magistrado se a pessoa ouvida já pode ser dispensada.


DICA!

Outras sugestão de trabalho:

  • criar um e-mail funcional para a sala de videoconferência;
  • antes do início da pauta do dia, confirmar, por pidgin, a realização das audiências com as comarcas.

OBSERVAÇÃO!

  • Em caso de dificuldades com a videoconferência fora do expediente, entrar em contato com o plantonista do Departamento de Infraestrutura de TI por meio do telefone (67) 98466-1352.

  • Em caso de dificuldades com a videoconferência no horário de expediente, solicitar auxílio para o ATI da comarca ou da Central de Serviços de TI, via telefone (67) 3314-1718 ou abrir chamado Suporte TI disponível na Intranet. 

(warning) Evite impressões, consulte sempre o GPS. Orientação sujeita a alterações.

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