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ÍNDICE


1. EXIBIÇÃO DAS FILAS DE TRABALHO E USO DO FILTRO NOVIDADE!

A fim de facilitar o trabalho cartorário, em meados de Setembro/2019, foi acrescentado um número antes do nome das filas de trabalho, conforme exemplo abaixo:

A ordem das filas foi idealizada da seguinte forma:

1 - Filas da conclusão (magistrado);

2 - Filas da assessoria;

3 - Filas do Cartório mais usadas;

4 - Filas do Cartório menos usadas;

5 - Filas diversas (Remessa, Vista e Intimação);

6 - Filas do Mutirão


O Sistema SAJ possui um filtro para exibição das filas de trabalho, portanto, caso seja da preferência do usuário, poderão ser exibidas somente as filas desejadas, conforme exemplo abaixo:

2. ADICIONAR OU REMOVER COLUNAS

Para acrescentar uma coluna na fila de trabalho é necessário clicar com o botão invertido do mouse em cima de qualquer parte da linha em que estão os nomes das colunas (indicado pela seta vermelha da figura abaixo). Aparecerá um menu de atalho onde será selecionada a opção Configurar Colunas...”.

Ao selecionar a opção “Configurar Colunas...”, abrirá uma janela que permite escolher qual informação do processo poderá ser acrescentada como coluna. Escolhida a opção, deve-se clicar em cima da palavra e arrastá-la até a linha marrom clara (na qual estão os nomes das colunas), na ordem e posição de preferência do usuário (entre as colunas já existentes) e soltar o botão do mouse.

Para evitar que o usuário tenha que fazer nova configuração da fila de trabalho todas as vezes que for visualizá-la, é necessário salvar o “Estilo de visualização”. Para tanto, basta clicar no botão em formato de disquete e nomear o “Estilo” de consulta.

ATENÇÃO!

O “Estilo de visualização” somente ficará disponível na fila em que for salvo. Assim, para cada fila no “Fluxo de trabalho” deverá ser feita a configuração que melhor atender o usuário. Ademais, este estilo não é compartilhado para outros usuários, cada um deverá configurar e nomear o seu.

Para retirar uma coluna, basta clicar com o botão invertido do mouse em cima do nome dela e escolher a opção Remover esta coluna. Sempre lembrando de salvar o “Estilo da visualização” caso queira que esta coluna não apareça nas próximas vezes que abrir a fila.

Além da possibilidade de adicionar ou excluir uma coluna, o usuário poderá alterar a ordem em que ela aparece. Para isso, basta clicar em cima do nome da coluna e arrastá-la até a posição que deseja que esta permaneça.

3CONFIGURAÇÃO DOS FILTROS DAS FILAS

Para facilitar a movimentação ou visualização das filas de trabalho é possível aplicar filtros em uma ou mais colunas, conforme preferência ou necessidade do usuário. As colunas que possuem uma seta para baixo no canto direito podem ser filtradas, ou seja, clicando-se na seta abrir-se-ão as opções de filtro de cada coluna. Assim, o usuário poderá escolher, por exemplo, todos os processos que venceram em uma determinada data, ou de uma determinada classe processual.

Também é possível escolher uma coluna e dispor os processos por ordem ascendente (crescente) ou descendente (decrescente).

4. OBERVAÇÃO DA FILA

Para inserir informação no campo Observação da fila”, o servidor deverá selecionar um ou mais processos e clicar com o botão invertido do mouse, em seguida será aberto um menu e selecionar “Editar observação”. Na janela seguinte, preencher com a informação que se deseja e depois clicar no botão “Salvar”.

O usuário poderá lançar a mesma observação em vários processos, bastando para isso selecionar os autos desejados.

A informação descrita aparecerá na coluna “Observação da fila”, que possui o filtro, o qual poderá ser acessado clicando na seta no canto esquerdo da coluna, permitindo a visualização somente da informação selecionada.

ATENÇÃO!

É necessário padronizar os textos inseridos na coluna “Observação da fila” (deixá-los exatamente iguais, inclusive as letras maiúsculas e minúsculas) para que seja possível selecionar todos os processos que estiverem com o mesmo texto. Por exemplo, se colocar a palavra AVERBAÇÃO, todos deverão escrevê-la da mesma forma, isto porque se for escrito de forma diversa (Averbação ou averbação) o filtro reconhecerá como sendo outra situação.

O campo de Observação será utilizado em várias filas de trabalho, como por exemplo, a fila de “Ag. Decurso de prazo”, quando os servidores poderão incluir na observação a informação a respeito do prazo, ou colocar alguma informação/lembrete para que o usuário tome alguma providência posterior.

INFORMAÇÃO!

As observações lançadas ficam visíveis apenas para os usuários do SAJ, não podendo ser visualizadas pelos usuários externos (Portal e-SAJ).

5. OBSERVAÇÃO DO PROCESSO

É possível configurar o fluxo de trabalho para constar a coluna "Observação do processo(1):

INFORMAÇÃO

"Observação do processo" é diferente de "Observação da fila". No campo "Observação do processo" devem ser inseridas informações genéricas e permanentes sobre o processo, diferentemente da "Observação da fila", que trata da situação momentânea do processo. 


Pra inserir informações no campo Observação do processo, o servidor deverá:

a) acessar o menu Cadastro → submenu Processos... → na tela Cadastro de Processos que será aberta;

b) informar o número do processo (2);

c) acessar a aba Outros Números e Obs. (3);

d) digitar a informação do processo no campo Observações (4).

e) para finalizar, basta clicar no botão Salvar (5).

(warning) Não imprima! Orientação sujeita a alterações.

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