Search


Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.
Align

Status
colourBlue
titleÍNDICE

Table of Contents

(tick) Orientação atualizada conforme o CNCGJ/2020.

1. CONCEITO E NORMATIVAS

Os procedimentos referentes a fiança criminal estão previstos nos arts. 522 a 524 do atual Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça.

A fiança paga pelo acusado é uma espécie de caução que, numa eventual condenação transitada em julgado, serve para o pagamento de multa, de despesas processuais e de indenização. Após o pagamento da fiança pelo acusado, ele passa a responder ao processo em liberdade, mediante o cumprimento de algumas obrigações.

Ela está regulamentada nos artigos 321 a 350 do Código de Processo Penal e artigos 522 a 524 do CNCGJ/2020.

Poderá haver arbitramento de fiança pela autoridade policial nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos. Nos demais casos, a fiança será requerida ao juiz, que decidirá em 48 (quarenta e oito) horas.

Quando for concedida a fiança pelo delegado, o cadastro da subconta e a emissão da guia de pagamento serão feitos pela autoridade policial e, com o pagamento, o indiciado será posto em liberdade antes da comunicação da Prisão em Flagrante ao juízo.

Nos casos em que o acusado não tenha efetuado o pagamento da fiança arbitrada pela autoridade policial e manifeste o interesse no pagamento após a remessa da comunicação do flagrante ao judiciário ou nos casos em que a fiança for concedida pelo juiz, o cartório deverá providenciar o cadastro de subconta e a expedição da guia para pagamento.

Warning
titleATENÇÃO!
É vedado o recebimento de valores de fiança encaminhados com a comunicação de flagrante ou com o auto de prisão em flagrante, conforme art. 522, § 1º do CNCGJ/2020.

2. CADASTRO DA SUBCONTA

Antes da emissão da guia de pagamento, deve-se cadastrar uma subconta vinculada ao processo. Para isso, o servidor deverá acessar aIntranet, aba Sistemas e clicar no ícone da Conta Única.

Será solicitado o login e senha do usuário. Caso o servidor não tenha acesso, solicitar ao superior imediato. 

Em seguida, abrirá a tela Sistema de Gestão da Conta Única. No Menu Principal serão apresentadas as opções de acordo com o perfil do usuário (escrivão/chefe de Cartório ou Analista).

Para iniciar o cadastro, selecionar a aba Cadastro de Subconta – 1º Grau: 


Para cadastrar a subconta, na tela de Cadastro de Subconta, preencher todos os campos conforme descrições a seguir:

1) Campo Processo: preencher o tipo de subconta (processo de 1º grau ou processo administrativo), bem como com o número do processo no qual a subconta será cadastrada;

2) Campo Natureza da Causa: geralmente a fiança é arbitrada na Comunicação de Flagrante. Entretanto, poderá ser arbitrada em qualquer fase do processo, como no Inquérito Policial ou ainda, na fase Processual. Verificar e escolher a que corresponder à fase do processo;

Obs: Caso os autos tramitem em segredo de justiça, marcar a opção Sim. 

3) CampoVara: caso esse campo não tenha sido preenchido automaticamente, selecionar a opção referente à vara de tramitação dos autos (Ex: única, 1ª vara, etc);

4) CampoTipo de Vara: caso esse campo não venha preenchido automaticamente, clicar na seta que consta nesse campo e selecionar a opção referente ao tipo de vara (ex: juizado criminal, cível e criminal, criminal, etc);

5) Campo Requerente/Autor: neste caso, dependendo da fase processual, o requerente poderá ser o Juízo da Vara ou o Ministério Público.

6) Campo Advogado do Requerente: como neste caso o requerente será o próprio juízo ou o Ministério Público, não deverá constar nome de advogado. Assim, deve-se clicar em Pesquisar e selecionar uma das opções cadastradas no sistema da conta única (ex: Sem Advogado, Não Consta, etc);

7) Campo Requerido/Réu/Indiciado: clicar em Pesquisar e inserir o nome do indiciado/réu.

8) Campo Advogado do Requerido: caso o réu tenha advogado constituído, clicar em Pesquisar e inserir o nome ou o número da OAB.

Caso seja assistido pela Defensoria Pública Estadual, como esta já possui cadastro no sistema, clicar em Pesquisar e inserir o nome no campo de pesquisa. Se o réu não possuir advogado constituído, inserir a opção “sem advogado”, conforme mencionado no item “6”.

2.1. Pesquisa e cadastro de partes

No campo PARTES DO PROCESSO, no qual deve ser informado o Requerente/Autor; Advogado do Requerente; Requerido/Réu/Indiciado e o Advogado do Requerido, ao clicar em Pesquisar abrirá a tela Pesquisa de Partes, na qual é possível efetuar a busca das partes cadastradas ou efetuar o seu cadastro. 

Image RemovedImage Added

Para verificar se a parte possui cadastro, deve-se inserir o nome completo da pessoa a ser pesquisada ou o número do documento, de preferência o CPF, CNPJ ou OAB. Clicar no botão Buscar.

Caso a parte já tenha sido cadastrada, o sistema trará uma lista de cadastros para seleção ou informará que “Nenhuma pessoa foi encontrada”.

Nesse caso, clicar no botão inserir novoe cadastrar a parte desejada.

Image RemovedImage Added

Na tela de Cadastro de Parte, informar o nome da parte, o tipo de pessoa (física ou jurídica) e o número do CPF/CNJPJ. Caso a parte não possua um desses documentos, poderá ser cadastrado outro, como por exemplo o RG, OAB, CNH, etc. Nessa hipótese, o sistema exige que seja informada uma justificativa.

Ao finalizar o preenchimento dos campos, clicar em CADASTRAR. O sistema emitirá um aviso de que o cadastro da subconta foi gerado com sucesso, apresentando na tela o número da subconta criada nos autos.

3. EMISSÃO DA GUIA DE DEPÓSITO

Após o cadastro da subconta, o servidor deverá clicar no MENU constante no lado superior direito da tela e selecionar a opção Emissão de Guia de Depósito e clicar em Pesquisar. 


Abrirá a tela de Pesquisa de Subcontaque poderá ser efetuada pelo nome das partes, número dos autos ou número da subconta. Após clicar em selecionar.

Image RemovedImage Added

Ao clicar em Selecionar, abrirá a tela de Depósito Judicial. Observe que na parte superior conterá os dados cadastrados na fase anterior, como número da subconta, número dos autos, dados da comarca e tipo de processo, dados do requerente, requerido, etc. 


Para emissão da guia, preencher os campos, conforme indicado: 

1) Em Valor (1) preencher com o valor total arbitrado a título de fiança, mesmo que tenha sido deferido o parcelamento. 

Info
titleINFORMAÇÃO!

Nos casos em que foi deferido o parcelamento, o sistema está programado para emitir as guias automaticamente. Por exemplo, o valor total a ser pago a título de fiança é de R$ 1.000,00 (mil reais), o campo "valor" deve estar preenchido com o total; no campo "quantidade de parcelas" ao inserir o número 4 (quatro), automaticamente o sistema emitirá as guias correspondentes no valor de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

2) O campo Data de Referência (2) é de preenchimento automático, porém pode ser alterada manualmente para atender o prazo estipulado para pagamento. Se a data do vencimento não constar na decisão judicial, verificar com o chefe de cartório ou com o magistrado qual a informação a ser inserida no campo. A validade da guia será de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data inserida neste campo. Essa data é relevante em caso de pagamento em parcela única, para que se possa determinar o vencimento da guia e não interfere na informação inserida no campo "Dia do Vencimento", o qual é utilizado para o pagamento parcelado.

Tip
titleDICA!

A data de vencimento será computada 5 (cinco) dias úteis após a data de referência. Assim, caso queira especificar uma data de vencimento, a data de referência deverá ser lançada com 5 dias úteis que antecedem a data de vencimento. Ex: uma guia com data de vencimento para 10/7/2020, deve-se lançar na data de referência 2/7/2021 → vencimento 9/7/2021.

3) Em Quantidade de Parcelas (3) preencher de acordo com a quantidade de parcelas determinadas na decisão judicial. O valor de cada parcela será a divisão do campo Valor pela quantidade de parcelas. Se não houver  parcelamento, informe 1

4) O campo Dia do Vencimento (4) é utilizado para fixar o dia do mês do vencimento de cada parcela, independente da data inserida no campo "Data de Referência" (onde deve permanecer a data do preenchimento automático). A partir do preenchimento deste campo, todas as guias emitidas, referentes ao parcelamento, terão a mesma data de vencimento.

5) Em Informação do Depositante (5) preencher os campos com o nome do depositante, o CPF ou CNPJ, o endereço completo, e, caso possua, o e-mail e o número de telefone. Essas informações são importantes, pois constarão no extrato da subconta para eventual conferência. A ausência do CPF impossibilitará a emissão da guia.

6) Campo Descritivo Complementar (6) é de livre preenchimento. O servidor/interessado deverá usar esse campo para inserir o número do processo e demais dados necessários. Importante frisar que, as informações descritas nesse campo serão replicadas nas demais guias emitidas (se houver parcelamento). 

7) Campo Envio do Boleto por e-mail (7), caso queira enviar a guia ao e-mail do depositante, basta preencher esse campo com o endereço eletrônico correspondente. Após, clicar em Emitir.


Info
titleINFORMAÇÃO!
  • Os campos assinalados com (question) possuem instruções ou informações relevantes referentes às particularidades para auxiliar no preenchimento. Para visualizá-las, basta posicionar o cursor sobre o ponto que será mostrada uma janela contendo as informações.
  • Para o cálculo da data de vencimento, o sistema não considera os finais de semana e os feriados. 

Preenchidos todos os campos e conferidos todos os dados, clicar em EMITIR. A guia é gerada no formato Portable Document Format “.pdf” e poderá ser impressa para ser entregue ao portador para pagamento.

O depositante deverá apresentar o comprovante da guia paga em cartório para ser digitalizado nos autos. Após a digitalização, devolver ao portador. 

Warning
titleATENÇÃO!

As guias/boletos possuem validade e poderão ser pagas até o vencimento. Caso expiradas, será necessário emitir nova guia no sistema da Conta Única.


(warning) Evite impressões, consulte sempre o GPS! Orientação sujeita a alterações.

...