Search


ÍNDICE:


Autotextos são abreviações de palavras ou trechos de texto que servem como atalho para facilitar a digitação de informações que são repetidas com grande frequência, ou seja, são textos predefinidos utilizados para agilizar a emissão de documentos. Esta funcionalidade permite que, ao digitar a abreviação do autotexto, todo o seu conteúdo seja automaticamente inserido no documento. 

1. FUNCIONALIDADES

Os Autotextos são apresentados na tela Painel Auxiliar, na opção Autotextos, quando da emissão de documentos:

A tela de Autotextos disponibiliza as seguintes funcionalidades:

  • Exibir autotextos compartilhados ao(s) meu(s) grupo(s) (1): se selecionada esta opção, serão apresentados somente os autotextos compartilhados para o grupo;

  • Filtrar autotextos por (2): permite filtrar os autotextos cadastrados à medida que são digitadas partículas de texto neste campo. Apresenta somente os autotextos que têm o nome coincidente com as partículas de texto informadas no filtro;

  • Abreviação (3): apresenta a lista dos autotextos com a sua origem (usuário ou grupo) e abreviação;

  • Usar formatação do documento (4): se selecionada, insere o autotexto utilizando a formatação de texto corrente do documento, independente de sua formatação original.

  • Visualização (5): permite visualizar o conteúdo do autotexto selecionado no quadro Abreviação. Estas informações são apresentadas e ocultadas através dos ícones >>> e <<< no canto direito desta seção (6).

2. COMANDOS GERAIS

2.1. Inserir conteúdo

Para inserir o conteúdo de um autotexto no documento em edição dê um duplo clique sobre a abreviação desejada, ou se preferir, utilize o atalho, pressionando a tecla F3  no local do documento onde deseja inserir o autotexto. 

Neste caso, na janela menor que é apresentada sobre a área de edição do documento, selecione o autotexto desejado e pressione a tecla Enter.

Esta janela possui um filtro (1) na linha superior, que permite selecionar os autotextos a partir da digitação de partículas de texto existentes em seu nome. Este filtro também é ativado quando alguma partícula ou palavra é digitada logo antes de ser acionado o botão F3; nesse caso, a janela é aberta com os autotextos já filtrados.

2.2. Inserir autotexto (mesma formatação do documento)

Para inserir um autotexto com a mesma formatação de um documento, sem que o painel auxiliar esteja aberto, digite sua abreviação e pressione F3. Assim, independente da formatação utilizada para o cadastro do autotexto, este será inserido de forma idêntica ao documento em edição.

3.  COMANDOS ESPECÍFICOS

3.1. Criar novo autotexto

Para cadastrar um novo autotexto, acione o botão  da barra inferior da tela Painel Auxiliar ou acesse o menu Ferramentas, submenu Cadastro de Autotextos. Também é possível fazer o acesso pelas teclas de atalho Ctrl+Shift+F3.

Será apresentada a tela Cadastro de Autotextos. Acione o botão Novo (1). Será habilitada uma nova linha no quadro Abreviação (2)Informe uma sigla para o autotexto e pressione a tecla Tab. O sistema posiciona o cursor na área de edição (3), onde é possível digitar o conteúdo do autotexto, bem como formatá-lo utilizando os botões da barra de ícones (4).

Escreva o texto desejado para o autotexto. É possível utilizar formatações de parágrafo e fonte como no editor de documentos. A formatação pode ser feita antes mesmo de digitar o texto. Por exemplo, no campo Abreviação cadastre a sigla “MP” e no editor digite “Ministério Público”. Assim, sempre que a sigla “MP” for digitada no editor de textos, seguida da tecla F3, será automaticamente substituída por “Ministério Público”.

Por fim, acione o botão Salvar (5) para confirmar o cadastramento.

O campo Usuário (6) apresenta o usuário responsável pela criação do autotexto e, consequentemente, por seu compartilhamento, se houver.

DICA

(lightbulb) Para criar um novo autotexto com algum trecho de texto que esteja em edição no SAJ Editor, selecione a parte desejada e pressione Ctrl + Shift + F3. Dessa forma, será apresentada a tela Cadastro de Autotextos  com o texto selecionado já inserido. No quadro 'Abreviação' informe o nome desejado para o autotexto e acione o botão Salvar.

3.1. Editar um autotexto

Para editar um autotexto já cadastrado, selecione no quadro Abreviação o autotexto desejado e acione o botão  da barra inferior da tela. Na tela Cadastro de Autotextos, faça as alterações necessárias. 

Para sair do painel auxiliar, acione o botão Fechar.

3.2. Compartilhar um autotexto

Para compartilhar um autotexto com outros usuários ou grupos, selecione o autotexto que deseja compartilhar no quadro Abreviação (1).

Marque a opção Compartilhado com as lotações (2)Acione o botão , no lado direito da tabela de lotações.  Informe a lotação e o tipo de local (3) para o qual deseja compartilhar o autotexto.

Repita os passos até inserir todas lotações para os quais deseja realizar o compartilhamento. Finalizado o procedimento, clicar em Salvar (4).

DICA

(lightbulb) Os autotextos do usuário são identificados, na tabela 'Abreviação', pelo ícone e os compartilhados ao grupo, pelo ícone .


3.3. Excluir um compartilhamento

a) Excluir uma lotação da tabela

Para excluir o compartilhamento a uma lotação, selecione na tabela a lotação desejada e acione o botão  (1).

Na mensagem de confirmação da exclusão (2), acione o botão Sim (3).

Para finalizar, clique em Ok.

b) Excluir todo o compartilhamento

Para excluir todo o compartilhamento, desmarque a opção  e acione o botão Salvar para confirmar as alterações.


 (warning) Evite impressões, consulte sempre o GPS. Orientação sujeita a alterações

  • No labels